segunda-feira, 11 de março de 2013

maracanã recebe gramado

O vice-governador e coordenador de infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, esteve no Maracanã, na manhã deste domingo, para acompanhar o início do plantio do novo gramado. Depois de ouvir detalhadamente explicações de Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop) - órgão vinculado à Secretaria de Obras -, Pezão ficou impressionado com a qualidade da espécie de grama escolhida para o estádio.
- É um sonho que começamos a ver realizado. A grama é de excepcional qualidade e não existe nada melhor no mundo. Tenho certeza de que vai ser o melhor palco do mundo. Qualquer jogador vai ter orgulho de jogar aqui neste gramado - disse Pezão.
O plantio, cuja tecnologia é espanhola e a mesma aplicada nos melhores gramados europeus, como o Camp Nou, do Barcelona, começou às 6 horas deste domingo e vai durar quatro dias. Ao todo, serão 360 placas de grama, medindo, cada uma, 18 metros de comprimento por 1,2 metro de largura, transportadas em caminhões. No sábado à noite, vieram quatro caminhões com a primeira leva e na noite deste domingo chegarão mais sete, seguindo-se seis na segunda e os últimos seis na terça-feira, sempre à noite, com o plantio na manhã seguinte.
As peças são acondicionadas em rolos para transporte desde o distrito de Sampaio Correia, em Saquarema, na Região dos Lagos, onde a grama foi cultivada, até o estádio. De excelente qualidade e origem americana, do tipo bermuda celebration, a grama é capaz de permitir performances de futebol do mais alto nível. Os vários tipos de grama bermuda necessitam da incidência direta de raios solares para se desenvolver, mas a celebration é resistente à variação de temperatura e cresce mesmo à sombra.
A bermuda também é ideal para a prática de futebol por suas características. De folhas fininhas, a grama permite que a bola role mais suavemente, sem os salteamentos comuns em gramados mais grosseiros e, portanto, não adequados ao futebol.
- Esta grama também tem um crescimento mais acelerado que as outras. Isso é ótimo porque a faz suportar um maior número de jogos. Estamos mostrando ao mundo que o Maracanã está levando o nível de gramado para um patamar muito superior ao que existia - afirmou o presidente da Emop, destacando que, na próxima quarta-feira os nove mil metros quadrados do campo já estarão plantados. 
Plantação em Saquarema teve tempo necessário para grama crescer e ganhar devido enraizamento
Obedecendo cuidados de um processo altamente técnico e especializado, aplicado pela primeira vez na América Latina, o cultivo da grama em uma fazenda no município de Saquarema começou em outubro do ano passado com o nivelamento e preparo de um terreno de 350 metros de comprimento com o uso de uma plaina a laser, seguidos da implantação de uma camada de 10 centímetros de areia misturada com material orgânico para condicionar o solo.
Logo após, mudas que estavam sendo cultivadas num viveiro ao lado foram replantadas nessa área. Após dez dias, começaram a adubação, as ações de manutenção e o controle de ervas daninhas e pragas, até a grama crescer e se fortalecer para o replantio no estádio. A grama foi cultivada o tempo necessário para o devido enraizamento.





O colchão em que a grama será plantada no Maracanã e que também faz parte do sistema de drenagem do campo é constituído de uma camada de 10 centímetros de brita e outra de 30 centímetros de areia de granulometria média misturada a matéria orgânica, corretivos e fertilizantes, sistema conhecido por topsoil.
O gramado se somará à qualidade do novo sistema de drenagem do estádio, cuja capacidade de vazão de água foi duplicada para 230 milímetros por hora, permitindo a prática de futebol em qualquer condição de tempo e temperatura.

O gramado depois de replantado será irrigado com aspersores com comandos individuais e dotados de sensores de umidade, sendo este o primeiro estádio no Brasil a usar este sistema.









e voce já pensou em ganahr dinheiro em casa entao clic aqui e confira

Nenhum comentário:

Postar um comentário