quarta-feira, 27 de julho de 2011

porta traseira dos onibus

amigos tem passageiros que acha que nós motoristas somos
bobos ,um dia desses uma senhora estava sentada nno banco do ponto do onibus em frente ao shpping em volta redonda e tinha uns idosos dentro do onnibus para descer ,bem desceu todos passageiros e quando entrou alguns passageiros no onibus e eu jáestava saindo ,foi que a senhora bateu na porta traseira e falou pro cobador que já estava ali e eu tinha saido sem abrir a porta para ela .
cada uma que se ve que é brincadeira somene para desfazer do motorista dos rodoviarios.

sábado, 23 de julho de 2011

MULTA PELO TACOGRAFO


Verificação do aparelho por órgão de aferição passa a ser obrigatória, para que os dados possam ser utilizados para aplicação de infrações de trânsito. A meta é obter uma redução nos acidentes e acabar com as possíveis fraudes do equipamento


Desrespeito à legislação de trânsito, ao limite de velocidade e ao excesso de horas ao volante são apontadas como as principais causas de acidentes no País e a estimativa é de que 30% das ocorrências sejam provocadas por algum desses fatores. Dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostram que 51,5% dos motoristas profissionais trabalham de 13 a 19 horas por dia, enquanto as estatísticas da Polícia Rodoviária Federal apontam que em 38% dos acidentes em rodovias federais estão envolvidos pelo menos um ônibus ou um caminhão. Com a finalidade de reverter esse quadro e aumentar a segurança nas estradas, o Inmetro instituiu - através da portaria nº 444 de 11 de dezembro de 2008 - a verificação do cronotacógrafo. A expectativa é de acabar com a adulteração de dados, prática que dificulta a fiscalização e a busca de evidências de conduta insegura dos motoristas e, restituir, através do disco do tacógrafo, as viagens desses veículos e elaborar laudos técnicos, inclusive, para efeitos judiciais, o que deverá facilitar e tornar mais eficaz o trabalho dos agentes de trânsito.
O chefe de divisão de instrumentos de medição de comprimento e força do Inmetro, Eduardo Ribeiro de Oliveira, diz que a verificação metrológica nos cronotacógrafos representa um avanço na luta para reduzir o número de acidentes de trânsito. Até hoje o equipamento nunca pôde ser usado como instrumento de punição às infrações por estar suscetível a fraudes. "No Brasil, o equipamento é mais utilizado para medir o excesso de velocidade. Porém, a exemplo do que já acontece na Europa será útil também no controle do número de horas de trabalho dos motoristas", explica.
Os proprietários de veículos equipados com tacógrafo devem estar atentos aos prazos limites indicados para a verificação, conforme o tipo de transporte. Após a data será exigido o Certificado de Verificação do Cronotacógrafo, sob o risco de sofrer penalidades descritas na lei nº 9933 de 20 de dezembro de 1999. Este ano serão certificados os cronotacógrafos de veículos de transporte perigoso, depois de escolares e ônibus e em 2010 todos os caminhões e similares que possuem o equipamento. "Mais do que a multa é importante que todos os envolvidos tenham consciência da importância dessa medida e dos benefícios tanto para o profissional quanto para o trânsito brasileiro", ressalta Oliveira.
A verificação dos aparelhos será realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), órgão delegado pelo Inmetro, porém, o motorista pode levar o veículo em um dos postos de ensaios espalhados pelo País e credenciados pelo instituto. "Esses postos estão estruturados com equipamentos que têm a função de verificar se a velocidade realizada pelo veículo está de acordo com a marcada no tacógrafo, além de outros testes que comprovam a precisão do equipamento", explica.
Os resultados da verificação - apresentados na forma gráfica e numérica - serão enviados ao Inmetro através de relatório, junto do disco diagrama usado no cronotacógrafo durante o ensaio, além da foto do veículo. Em caso de aprovação será emitido o Certificado de Verificação. Se reprovado, o proprietário do veículo recebe uma notificação. A taxa - que varia conforme alteração dos valores de serviços metrológicos previstos na lei nº 10829 de 23 de dezembro de 2003 - é de R$ 109,20. A relação completa dos endereços do IPEM e Postos Credenciados está no site www.cicma.inmetro.gov.br/cronotacógrafo.
Volta Redonda

Está tramitando no Congresso Nacional um projeto que - se virar lei - deve alterar o Código Nacional de Trânsito e também a rotina de muitos condutores: o projeto sugerido pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) prevê a obrigatoriedade a gravação da placa do carro nos vidros dianteiro e traseiro dos carros na hora do primeiro emplacamento de uma forma que não possam ser apagados.


A ideia do parlamentar é dificultar a adulteração ou a clonagem das placas - já que, segundo ele, mesmo com placa adulterada as autoridades poderão identificar a origem do automóvel pelos vidros. Mesmo ainda não tendo sido aprovado pela Câmara dos Deputados, a iniciativa tem provocado polêmica entre autoridades policiais e a população no Sul Fluminense.
Para o delegado adjunto da 93ª Delegacia da Polícia Civil (Volta Redonda), Márcio Leandro Figueroa, a medida seria bem vinda, pois ajudaria na investigação em casos de roubos de veículos.
- Toda medida que venha a contribuir com a inibição e punição dos crimes é válida. Afinal, o uso de veículos roubados é algo que não se pode ignorar e que deve ser efetivamente combatido - analisou.
Quanto à aplicabilidade da lei - caso seja aprovada-, o delegado afirma que deve ser feita uma regulamentação com cautela, pois, caso contrário, sua aplicação não terá a intenção desejada.
- Não adianta impor uma regulamentação se não impetrarem uma multa pesada para que todos venham cumpri-la, mas, independente disso, acredito que será uma medida importante para inibir a criminalidade - pontuou.
Opinião parecida tem o major Alexandre Silva Pimenta, comandante eventual do 28ºBPM de Volta Redonda. Para ele, a criação da lei poderá inibir o crime de roubo e desmanche de veículos.
- Ter a placa dos automóveis nos vidros ajudará na identificação de um carro roubado. A troca de placa é rápida, mas a troca de vidros é bem mais demorada. Em relação ao crime de desmanche, será mais uma maneira de facilitar a investigação - analisou.
Em relação aos crimes rápidos (onde os bandidos se utilizam dos veículos para efetuá-los), o major pontuou que a lei talvez não seja ainda a medida ideal.
- Para sequestros, roubos a estabelecimentos comerciais e transporte de carga ilegal por curtos trajetos a identificação da placa nos vidros não vai fazer muita diferença, mas claro que a Polícia Militar será a favor de toda e qualquer medida que contribua com a segurança da população - disse.
Quanto aos custos da possível lei, o major declarou que a legislação deveria embutir às montadoras o dever de timbrar os vidros.
- Logicamente é um custo que chegará ao bolso da população de qualquer maneira, mas se avaliarmos o custo-benefício a medida é mais benéfica que onerosa - finalizou.

Motoristas se queixam da proposta

Quem não gostou da possibilidade de aprovação da lei foi o editor de vídeos Antônio Eustáquio Luciano. Ele afirmou que esta será mais uma medida para que a população gaste mais dinheiro.
- Eu sou contra, pois o povo é quem vai arcar com os custos deste timbre das placas nos vidros. Em carro novo pode até ser que já saia assim da fábrica, mas e os que estão circulando? É claro que o custo ficará com o dono do carro. Se o governo inventar isso, que invente também a maneira de não gerar prejuízo ao cidadão - opinou o morador do Volta Grande, em Volta Redonda.
A estudante Joiva Egalon também disse discordar da medida, pois, segundo ela, será mais uma medida que trará prejuízos ao cidadão sem punir os criminosos.
- O motorista já tem custos suficientes e até exagerados, e este será mais um. Não concordo com a medida em hipóteses nenhuma, esta será mais uma lei que o governo irá criar em meio ao monte que já existe e que não resolve a questão da criminalidade, e apenas prejudica a toda a população. Deveriam aumentar a investigação e contratar mais policias capazes de acabar com os roubos, e não punir os motoristas - disse ela.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,43679,Populacao-e-autoridades-divergem-sobre-%E2%80%98colocacao%E2%80%99-de-placas-em-vidros-de-carros.html#ixzz1SyZLBJY2

sexta-feira, 22 de julho de 2011

VR: inglês para taxistas e profissionais de turismo e hotelaria

volta redonda na mira da copa 2014

Pré-selecionada para receber seleções estrangeiras em adaptação para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, Volta Redonda vai oferecer um curso de inglês básico, com 140 vagas, para capacitar profissionais das áreas de turismo, hotelaria e segurança, além de taxistas, para o atendimento ao público. O curso, totalmente gratuito e com duração de quatro meses, já está com as inscrições abertas e começa no dia 1º de agosto, nas dependências do Cederj – Pólo Professor Darcy Ribeiro, no Estádio da Cidadania.

O objetivo é capacitar os profissionais dessas áreas – além de integrantes da Terceira Idade – para lidar com turistas e seleções que venham a se hospedar em Volta Redonda, facilitando a comunicação e melhorando o atendimento a este público. Na próxima semana, por exemplo, a cidade recebe as seleções de vôlei sub 20 do Egito e Alemanha, que farão jogos amistosos com o Volta Redonda Vôlei.

Para se inscrever é preciso comprovar que trabalha na área profissional especifica (transporte, segurança, gastronomia, etc.), que é maior de 18 anos, alfabetizado (de preferência ensino fundamental completo), e residente em Volta Redonda. Para os integrantes da Terceira Idade, é necessário ter idade acima de 55 anos. Todos devem apresentar carteira de identidade e a documentação exigida no início das aulas para confirmar a inscrição.

As aulas serão ministradas pela professora Fabiana Neves Machado, atendendo a sete turmas durante a semana, com aulas de duas horas de duração durante quatro meses. São 20 vagas por turma. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3339-9132 (falar com Thalita) e 9235-8084 (Fabiana).

Os inscritos receberão todo o material didático e o certificado será concedido para quem alcançar o mínimo de 80% de freqüência. As três turmas de Terceira Idade terão aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 8 às 10 horas. As quatro turmas de turismo e hotelaria, transporte e segurança terão aulas à tarde e à noite, nos horários de 14 às 16 e das 20 às 22 horas.