domingo, 9 de outubro de 2011

Obras-que-mudarao-Volta-Redonda-estao-em-andamento


Volta Redonda

O Aeroporto Regional Vale do Aço, a Rodovia do Contorno e o Hospital Regional são as obras mais comentadas pelos voltarredondenses. Os três serviços estão em andamento, embora em fases diferentes: o aeroporto está em fase de estruturação do terreno, o Hospital Regional deverá ter um quarto das obras concluídas até o fim de 2011 e a Rodovia do Contorno deve ficar pronta no primeiro semestre do ano que vem.
Aeroporto
Paralisadas desde dezembro, quando começou o processo de desapropriação do terreno pelo governo do Estado, as obras do Aeroporto Regional Vale do Aço, que será construído no bairro Roma II, estão sendo iniciadas.
De acordo com Paulo Neto, diretor da EPD-VR (Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda) e um dos responsáveis pela escolha da área e pela elaboração do terreno, as obras do Aeroporto Regional já começaram há 20 dias e com a chegada dos equipamentos está em fase de estruturação do terreno, incluindo as etapas de terraplanagem para realizar a limpeza do terreno para com isso dar suporte as obras.
- Com 1,9 milhões de metros quadrados de terra abrangendo os territórios de Volta Redonda e Piraí, o aeroporto que se chamará prefeito Aurelino Barbosa, em homenagem ao ex-prefeito de Piraí e personagem ilustre da região. O local terá uma pista de 2,2 mil metros de comprimento por 30 metros de largura, considerada de porte médio, podendo receber aeronaves que transportem até 150 pessoas. Isso trará grandes benefícios para a região, pois ficará próxima ao entroncamento com a BR-393, a rodovia Presidente Dutra e a futura BR-494, podendo servir de aeroporto até para o sul de Minas. A boa localização do aeroporto vai permitir o seu acesso a outros municípios, trazendo mais progresso a região - declara.
Para o prefeito Francisco Neto(PMDB), o aeroporto regional vai trazer um grande progresso para a região, pois trará desenvolvimento para as cidades próximas ao aeroporto, oferecendo vôos regulares para Rio, São Paulo e Belo Horizonte.
Além de atender a população de Volta Redonda, Piraí, Barra Mansa e redondezas, o aeroporto regional também vai servir às empresas da região como a Companhia Siderúrgica Nacional, a fábricas da Peugeot-Citroën, da Volkswagen e a Votorantim.
Hospital Regional
De acordo com Sebastião Farias de Souza, diretor geral do Hospital São João Batista (HSJB) e presidente da comissão de fiscalização e acompanhamento da obra do Hospital Regional, as obras se iniciaram no final de maio onde está com um percentual de 8% de andamento e até o final deste ano deve chegar a 25% de conclusão da obra, onde está previsto para ser entregue em dezembro de 2012.
Segundo Farias, o Hospital Regional está sendo criado com o objetivo de ser um hospital cirúrgico e atender casos de traumato ortopedia, neurocirurgia, transplante de córnea, catarata, cirurgias bariátricas e transplante de rins.
- O hospital veio suprir a carência nesta parte de cirurgias e aliviar com isso os serviços no Hospital São João Batista na parte de traumato ortopedia - conclui.
O diretor do HSJB afirma que o investimento total da obra é do Estado, sendo que o município entrou com o projeto, o terreno e obras de terraplanagem, onde no momento estão trabalhando cerca de 140 trabalhadores. No pico da obra serão 350 homens trabalhando.
A empresa responsável pela obra é a GPO GEMEC da Bahia e segundo Farias, 99% da mão de obras é da região; muitos trabalhadores são de Rio claro, Volta Redonda e cidades vizinhas.
Rodovia do Contorno
Dos três grandes investimentos que estão sendo desenvolvidos na cidade, a Rodovia do Contorno é o projeto mais antigo. Idealizado com o objetivo solucionar o problema provocado pela grande circulação de carretas que se dirigem a Minas Gerais e ao Nordeste pelo Centro de Volta Redonda, a obra, depois de diversas paralisações, está num ritmo normal.
Para o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, responsável pela execução do projeto, a obra atualmente segue no seu ritmo normal.
O subsecretário explicou que apesar do projeto original ter sido mantido, foram refeitos alguns detalhes, como a implantação de três interseções com a BR-393, Pinheiral e a VRD-01; a implantação de dispositivos especiais de drenagem junto ao Conjunto Residencial Vila Rica; o reflorestamento das áreas áridas ao longo da via; e a construção de uma terceira faixa, numa extensão de 1 km, logo após a interseção de Pinheiral, no sentido Rodovia dos Metalúrgicos.
Com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2012 e o valor do investimento orçado em R$ 44,3 milhões, a obra da Rodovia do Contorno é uma parceria dos governos federal(90%) e estadual (10%).

 obs-
para os motorista que usam o centro da cidade vai ser um paraiso andar na rua sem carretas para atrapalhar o transito.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

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Acidente com onibus deixa 15 feridos

sao miguel
Resende
Dois ônibus da empresa São Miguel colidiram na tarde de hoje (6), por volta das 14h45, em um acostamento da Rodovia Presidente Dutra, no km 303, sentido Rio de Janeiro, próximo ao posto de gasolina ‘Resendão'. Cerca de 15 passageiros sofreram ferimentos e foram levados para o Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori.
O acidente foi registrado na 89ª DP (Resende), onde está sendo investigado. Segundo informações policiais, um dos ônibus estaria parado no ponto quando o outro bateu na traseira.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Amaral peixoto

Volta Redonda
As obras de revitalização da Avenida Amaral Peixoto entram agora na fase final. De acordo com o presidente do IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda), Juvenil Neves Teixeira, responsável pela obra, o posteamento antigo já começou a ser retirado, junto com toda a fiação, e o sistema subterrâneo de energia elétrica, telefonia, serviços de TV a cabo e Internet já estão operando. O novo sistema de iluminação também já começou a ser instalado.    
- Estamos na etapa final da obra. As concessionárias de energia elétrica, telefonia e outros serviços já tiraram seu cabeamento e estão utilizando o sistema subterrâneo. Todas as lojas já estão ligadas a este sistema. Esta semana a concessionária retira os últimos cabos de telefonia - disse Juvenil. - Salvo se algum serviço que precise de bom tempo para ser realizado, como o recapeamento, for atrasado pela chuva, a previsão é que a obra seja inaugurada no final de outubro.
Juvenil disse que já foram retirados 28 postes antigos. Ele explicou que a operação de retirada é feita à noite, por questões de segurança.
- A concessionária de energia elétrica está fazendo o serviço de retirada à noite por causa da segurança das pessoas e para minimizar o impacto no trânsito - explicou      
De acordo com o presidente do IPPU, os quatro pórticos que ficarão na avenida - transmitindo mensagens eletrônicas sobre o trânsito, por exemplo - já estão com as fundações prontas, e a estrutura deve começar a ser instalada em breve.
- Também já estamos fazendo o recapeamento de um trecho da avenida, a nova sinalização, e começamos a instalar o novo mobiliário urbano, junto com a nova iluminação pública - afirmou Juvenil, explicando ainda que a finalização das calçadas também está em andamento.
A obra de revitalização da Avenida Amaral Peixoto é feita pela Prefeitura de Volta Redonda em parceria com a Light, e representa um investimento de cerca de R$ 8 milhões. O objetivo é transformar um dos mais tradicionais centros comerciais da cidade em um shopping a céu aberto, tornando-o mais atrativo para o público.
 

sábado, 1 de outubro de 2011

Transporte Público de Qualidade

O trânsito em BH no dia à dia beira ao caos. O s engarrafamentos ser tornam intermináveis, é impossível encontrar um lugar para estacionar, os estacionamentos pagos são ruins e caros, o transporte público é deplorável (ultimamente até inventaram um bairro chamado garagem! Um monte de ônibus passando nos pontos em alta velocidade levando um monte fantasmas e o povão com cara de bundão esperando no ponto)!
Do jeito que a coisa está, gostaria de sugerir uma mudança propositada nos nomes de algumas avenidas e praças da cidade. Então vejamos:
O Anel Rodoviário passaria a se chamar Anel Terror Viário, a Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Nossa Demora no Carro, a Afonso Pena, Avenida Sonso Pena, a Raja Gabáglia, Avenida Rajagarrada, a Contorno,  Avenida do Transtorno. Na mesma linha a Cristiano Machado se tornaria Avenida Quistamoagarrado, a Antônio Carlos, Avenida Agônicos no Carro, a Via Expressa, Via Estressa e a Avenida Prudente de Morais, Avenida Perdetempo de Mais! A Avenida Amazonas, não precisaria mudar, o nome já é sugestivo: Ama-zonas…E que tal mudar o nome da Praça da Liberdade para Praça da Lissaitarde e a da Estação para Praça da Inquietação…
E fico me perguntado: por que diabos em vez de ficarem inventando moda de criar uma merda de um trem bala, não pensam primeiro em arrumar a própria casa!

FICHA LIMPA: ÉTICA DA CONVICÇÃO OU ÉTICA DA RESPONSABILIDADE?

Depois de muita polêmica, o Supremo Tribunal Federal aprovou no dia 24 de março de 2010 a Lei da Ficha Limpa. Na sua essência a Lei prevê que políticos com condenação na Justiça sejam impedidos de concorrer a eleições. O detalhe é que a Lei só poderá ser aplicada para as eleições de 2012. Apesar de já ter sido aprovada pela Câmara dos Deputados, pelo Senado e sancionada pelo Ex-Presidente Lula, o Ministro Luiz Fux, recém-empossado e responsável pelo voto de desempate, entendeu que a aplicação imediata da Lei seria inconstitucional. Portanto os políticos corruptos podem continuar mamando nas tetas do poder com seus salários astronômicos e benesses infindáveis por mais dois anos. Até lá, sabe Deus o que ainda pode acontecer!…
A decisão do Supremo  e a argumentação do Ministro nos remete à questão do estudo da Ética da Convicção e da Ética da Responsabilidade. A Ética da Convicção parte do princípio de que se existe uma Lei, ela deve ser cumprida, custe o que custar. Dentro deste princípio, se a Constituição reza que a Lei para ser aplicada deveria ter sido aprovada por pelo menos um ano antes das eleições de 2010, então os políticos envolvidos não poderão ser imputados já, mesmo sabendo que com isto será aberta uma enorme janela para a manutenção da corrupção e para fugas e subterfúgios de malandros disfarçados de representantes do povo. Leis foram feitas para serem cumpridas e acima de tudo, a Constituição tem que ser respeitada! Tudo indica que parece ter sido este o raciocínio do Ministro para sua tomada de decisão. Por outro lado, se o Ministro agisse segundo os princípios da Ética da Responsabilidade, mesmo considerando o caráter da inconstitucionalidade, possivelmente sua decisão seria outra.  A Ética da Responsabilidade o remeteria a um raciocínio de que não dá mais para aguentar tanta safadeza, tanta roubalheira, tanta sacanagem com o dinheiro do povo! Dane-se a inconstitucionalidade! A Lei precisaria de ser aplicada e ser aplicada já! Fora com os corruptos e safados!
E então, Ética da Convicção ou Ética da Responsabilidade, qual caminho você decidiria tomar?

Transporte Público de Qualidade

Transporte Público de Qualidade

Olhe em volta, observe a rua. O que você vê? O espaço das ruas, que chamamos de espaço público, está ocupado por carros. Os transportes públicos, calçadas e ciclovias, juntos,  somam menos de 10% deste espaço. Vivemos uma crise de mobilidade com aumento dos congestionamentos, da poluição atmosférica, das mortes no trânsito e do tempo que gastamos para o deslocamento, nos carros ou nos ônibus. A infra-estrutura viária é fator determinante do planejamento físico e territorial, e com a pressão exercida pelo crescimento vertiginoso da frota de automóveis, grande parte do investimento público é destinado a este modo de transporte privado.
Entendemos que isso é resultado de um modelo de mobilidade excludente focado no automóvel, que tem recebido no último ano mais de 12 bilhões de reais de incentivo fiscal do governo federal para a produção e venda de carros, beneficiando montadoras, concessionárias e proprietários de veículos. Como se não bastasse, soma-se a imensa soma de recursos federais através do PAC para as rodovias e os incentivos tributários e investimentos de governos estaduais e locais em mais avenidas, pontes e viadutos para os carros.

Com tantos recursos públicos para os automóveis gastos somente este ano, seria possível melhorar significativamente o sistema de transporte público, que não recebe hoje a devida atenção do poder público como serviço essencial, como determina a Constituição Federal: os investimentos são insuficientes e os usuários pagam integralmente os custos de operação do sistema de transporte, incluindo as gratuidades e descontos (estudantes, idosos e pessoas com deficiência, por exemplo) e todos os tributos municipais e federais que somam mais de 40% do valor das tarifas.

Esse quadro só será alterado com a pressão da sociedade organizada sobre o poder público. O FNRU tem atuado nas instâncias democráticas pressionando o governo, mas não tem sido suficiente; é necessária a mobilização nas ruas para que o governo coloque na sua agenda econômica e social o transporte público como eixo estrutural da mobilidade urbana e direito de todos. No dia da Jornada Brasileira "Na Cidade sem meu Carro", o FNRU torna público seu posicionamento:

1. contra a privatização do espaço público pelos automóveis e pelo desenvolvimento de ciclovias e outras formas de transporte alternativo nas cidades, não poluentes;

2. pela implantação de um sistema de transporte público eficiente, integrado, de qualidade e com acessibilidade para todos/as;

3. pela implantação da tarifa temporal (Bilhete Único) nas regiões metropolitanas;

4. pelo barateamento das tarifas do transporte público, promovendo a justiça tributária e social, e pela gratuidade das passagens dos  estudantes, desempregado , pessoas com deficiência e idosos;

5. pela implantação de um sistema de transporte aquaviário em toda a região amazônica, bem como nas cidades com potencial para desenvolver este sistema por sua localização costeira, ou por possuírem rios e baías no seu território;

6. pela implementação de sistemas de transportes coletivos com energia limpa,  não poluente.

Nossa luta é pela justiça social e tributária para os transportes públicos, e que este seja tratado como serviço essencial, barateando as tarifas de forma significativa para os usuários dos serviços, promovendo acesso ao trabalho, à cultura, à saúde, enfim, acesso à cidade como um direito de toda a população.

A política urbana permanece setorializada: não há integração entre políticas habitacionais, de saneamento e dos programas de infra-estrutura urbana. O modelo sócio territorial de segregação contribuiu, através dos anos, para a produção de cidades cada vez mais excludentes e insustentáveis do ponto de vista social, ambiental e econômico. Exemplo recente foram os investimentos em habitação no programa "minha casa, minha vida" em que recursos para infra-estrutura são insignificantes e não há exigência de transportes públicos para sua implantação, ao contrário do que afirma o Estatuto das Cidades e o Plano Nacional de Habitação, solenemente desprezados por este programa.
 
A ausência de Planos diretores de transporte urbano ou de sua articulação com os demais planos setoriais, conselhos municipais inexistentes ou sem condições de exercer seu controle social e participação popular sobre as políticas urbanas, enfim, instrumentos para uma gestão democrática das cidades estão enfraquecidos na maioria das cidades. Há poucos e isolados casos de organização da sociedade e poder público no sentido de pensar conjuntamente esta política que afeta a todos e todas.

O FNRU defende e tem lutado para que os recursos prometidos para um chamado PAC da Mobilidade, agora 'PAC da Copa', consistam em investimentos nos sistemas estruturais da
mobilidade, em transportes públicos (metrôs, ferrovias urbanas, veículos leves sobre trilhos, corredores exclusivos de ônibus integrados com calçadas acessíveis, ciclovias e automóveis) e que sejam implantadas medidas de restrição do uso dos automóveis nos centros, com taxação de estacionamentos nas vias públicas e pedágio urbano, cujos recursos sejam aplicados nos transportes públicos.

Defende o FNRU também, que esses investimentos não se restrinjam às 12 cidades da Copa, tampouco atendam apenas às exigências da FIFA, ou seja, ligar aeroportos, estádios e hotéis, mas que atendam também as cidades onde a crise de mobilidade esteja consolidada. E reivindica medidas efetivas e controle social para que não aconteça o ocorrido nos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro em 2007, ou seja,um sem número de despejos forçados para a realização das obras. Esses investimentos serão realizados pelos Estados e Municípios e autorizados pelo Governo federal ao permitir ampliar o limite de endividamento dos mesmos (excepcionalizar o acesso aos recursos) e o FNRU entende urgente a organização da sociedade para fiscalizar sua aplicação.

Empregado como instrumento de política pública, o transporte público de qualidade para todos viabiliza cidades com qualidade de vida, por meio da mobilidade sustentável, que
democratiza o uso da via pública, garante o acesso à moradia e aos serviços urbanos, reduz os congestionamentos - e, conseqüentemente, a poluição, a diminuição dos gastos com saúde pública e faz cair o número de mortos e feridos no trânsito.

O FNRU reivindica urgência na implantação de um novo modelo de mobilidade, que priorize os investimentos em transporte público de qualidade e acessibilidade para todos e todas e que invista em novas formas de transporte não poluentes. Convidamos a todos/as que sofrem a precarização deste serviço a se mobilizar por uma cidade para todos/as, justa, democrática e sustentável.