sábado, 1 de outubro de 2011

Transporte Público de Qualidade

Transporte Público de Qualidade

Olhe em volta, observe a rua. O que você vê? O espaço das ruas, que chamamos de espaço público, está ocupado por carros. Os transportes públicos, calçadas e ciclovias, juntos,  somam menos de 10% deste espaço. Vivemos uma crise de mobilidade com aumento dos congestionamentos, da poluição atmosférica, das mortes no trânsito e do tempo que gastamos para o deslocamento, nos carros ou nos ônibus. A infra-estrutura viária é fator determinante do planejamento físico e territorial, e com a pressão exercida pelo crescimento vertiginoso da frota de automóveis, grande parte do investimento público é destinado a este modo de transporte privado.
Entendemos que isso é resultado de um modelo de mobilidade excludente focado no automóvel, que tem recebido no último ano mais de 12 bilhões de reais de incentivo fiscal do governo federal para a produção e venda de carros, beneficiando montadoras, concessionárias e proprietários de veículos. Como se não bastasse, soma-se a imensa soma de recursos federais através do PAC para as rodovias e os incentivos tributários e investimentos de governos estaduais e locais em mais avenidas, pontes e viadutos para os carros.

Com tantos recursos públicos para os automóveis gastos somente este ano, seria possível melhorar significativamente o sistema de transporte público, que não recebe hoje a devida atenção do poder público como serviço essencial, como determina a Constituição Federal: os investimentos são insuficientes e os usuários pagam integralmente os custos de operação do sistema de transporte, incluindo as gratuidades e descontos (estudantes, idosos e pessoas com deficiência, por exemplo) e todos os tributos municipais e federais que somam mais de 40% do valor das tarifas.

Esse quadro só será alterado com a pressão da sociedade organizada sobre o poder público. O FNRU tem atuado nas instâncias democráticas pressionando o governo, mas não tem sido suficiente; é necessária a mobilização nas ruas para que o governo coloque na sua agenda econômica e social o transporte público como eixo estrutural da mobilidade urbana e direito de todos. No dia da Jornada Brasileira "Na Cidade sem meu Carro", o FNRU torna público seu posicionamento:

1. contra a privatização do espaço público pelos automóveis e pelo desenvolvimento de ciclovias e outras formas de transporte alternativo nas cidades, não poluentes;

2. pela implantação de um sistema de transporte público eficiente, integrado, de qualidade e com acessibilidade para todos/as;

3. pela implantação da tarifa temporal (Bilhete Único) nas regiões metropolitanas;

4. pelo barateamento das tarifas do transporte público, promovendo a justiça tributária e social, e pela gratuidade das passagens dos  estudantes, desempregado , pessoas com deficiência e idosos;

5. pela implantação de um sistema de transporte aquaviário em toda a região amazônica, bem como nas cidades com potencial para desenvolver este sistema por sua localização costeira, ou por possuírem rios e baías no seu território;

6. pela implementação de sistemas de transportes coletivos com energia limpa,  não poluente.

Nossa luta é pela justiça social e tributária para os transportes públicos, e que este seja tratado como serviço essencial, barateando as tarifas de forma significativa para os usuários dos serviços, promovendo acesso ao trabalho, à cultura, à saúde, enfim, acesso à cidade como um direito de toda a população.

A política urbana permanece setorializada: não há integração entre políticas habitacionais, de saneamento e dos programas de infra-estrutura urbana. O modelo sócio territorial de segregação contribuiu, através dos anos, para a produção de cidades cada vez mais excludentes e insustentáveis do ponto de vista social, ambiental e econômico. Exemplo recente foram os investimentos em habitação no programa "minha casa, minha vida" em que recursos para infra-estrutura são insignificantes e não há exigência de transportes públicos para sua implantação, ao contrário do que afirma o Estatuto das Cidades e o Plano Nacional de Habitação, solenemente desprezados por este programa.
 
A ausência de Planos diretores de transporte urbano ou de sua articulação com os demais planos setoriais, conselhos municipais inexistentes ou sem condições de exercer seu controle social e participação popular sobre as políticas urbanas, enfim, instrumentos para uma gestão democrática das cidades estão enfraquecidos na maioria das cidades. Há poucos e isolados casos de organização da sociedade e poder público no sentido de pensar conjuntamente esta política que afeta a todos e todas.

O FNRU defende e tem lutado para que os recursos prometidos para um chamado PAC da Mobilidade, agora 'PAC da Copa', consistam em investimentos nos sistemas estruturais da
mobilidade, em transportes públicos (metrôs, ferrovias urbanas, veículos leves sobre trilhos, corredores exclusivos de ônibus integrados com calçadas acessíveis, ciclovias e automóveis) e que sejam implantadas medidas de restrição do uso dos automóveis nos centros, com taxação de estacionamentos nas vias públicas e pedágio urbano, cujos recursos sejam aplicados nos transportes públicos.

Defende o FNRU também, que esses investimentos não se restrinjam às 12 cidades da Copa, tampouco atendam apenas às exigências da FIFA, ou seja, ligar aeroportos, estádios e hotéis, mas que atendam também as cidades onde a crise de mobilidade esteja consolidada. E reivindica medidas efetivas e controle social para que não aconteça o ocorrido nos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro em 2007, ou seja,um sem número de despejos forçados para a realização das obras. Esses investimentos serão realizados pelos Estados e Municípios e autorizados pelo Governo federal ao permitir ampliar o limite de endividamento dos mesmos (excepcionalizar o acesso aos recursos) e o FNRU entende urgente a organização da sociedade para fiscalizar sua aplicação.

Empregado como instrumento de política pública, o transporte público de qualidade para todos viabiliza cidades com qualidade de vida, por meio da mobilidade sustentável, que
democratiza o uso da via pública, garante o acesso à moradia e aos serviços urbanos, reduz os congestionamentos - e, conseqüentemente, a poluição, a diminuição dos gastos com saúde pública e faz cair o número de mortos e feridos no trânsito.

O FNRU reivindica urgência na implantação de um novo modelo de mobilidade, que priorize os investimentos em transporte público de qualidade e acessibilidade para todos e todas e que invista em novas formas de transporte não poluentes. Convidamos a todos/as que sofrem a precarização deste serviço a se mobilizar por uma cidade para todos/as, justa, democrática e sustentável.
 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011







Última atualização em 28/9/2011, às 08h28
Volta Redonda
Um acidente entre uma carreta e um ônibus deixou cinco pessoas feridas na manhã de hoje (28), na Via Sérgio Braga, no bairro Conforto, em Volta Redonda. A batida aconteceu na altura do Cais do Conforto, na pista sentido Vila Santa Cecília.
O ônibus da Viação Sul Fluminense, placa LUX-0925, linha Açude 4, teria parado no ponto de ônibus para o embarque de passageiros e a carreta, placa IOX-2050 (Caxias do Sul), teria batido na traseira do coletivo. Com o impacto da batida, o vidro traseiro do ônibus quebrou.
Segundo o motorista do ônibus, que não quis se identificar, uma das mulheres que ficou ferida estaria embarcando no momento do acidente e teria caído e batido com a cabeça no chão. Ainda segundo ele, um senhor que estava dentro do ônibus teria ficado preso entre dois bancos.
Todos os feridos eram passageiros do ônibus e foram socorridos e levados para o Hospital São João Batista. Segundo informações do hospital, as vítimas são: Omar do Rosário Lamat, 56 anos; Priscila de Freitas Pereira, de 21; Sueli de Fátima da Silva, 42; Ana Paula da Silva, de 25 anos, e Maria dos Santos, de 27. Ainda de acordo com o hospital, aparentemente todos os feridos estão em estado regular.
A Guarda Municipal e a Polícia Militar estão no local. E o trânsito flui normalmente.

cara volta redonda tem uns dos piores pontos de onibus pois não se tem segurança nenhuma pois o onibus muita das vezs fica dentro da pista mesmo dividindo espaço com caminhoes e carretas perto do shopping mesmo a noite por volta da 19:00 é um terror esperar onibus  cade os engenheiros de transito de volta redonda que não ver isso colocam ponto de onibus se nem  o onibus cabe na baia na unimede volta redonda  mesmo o ponto fica ca atras e vc motorista tem que entrar e para bem na frente pois se não o onibus fecha a rua cois amuito mal feita para qeum de diz vr em ordem

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O transporte rodoviário em Piraí







Os empresários dos transportes. Da esquerda para direita: Reynato Frazão de Souza Breves. Atrás, seu filho José Affonso (Zeca), Humberto de Souza Breves, Antonio Severiano, e outros.
o Com o fim da linha férrea, o ramal da Rede Mineira de Viação que ligava Passa-Três a Barra do Piraí foi desativado.

Construir estradas de rodagem era o lema da época. Estrada é imperativo de progresso. "Governar é fazer estradas", dizia o Presidente Washington Luiz. É a preocupação do povo de Piraí, é a preocupação do governo municipal: estradas!. Assim se expressou o jornal "O Pirahy" em 16 de outubro de 1927.

Aparecem os primeiros automóveis e caminhões em Piraí.

Reynato Frazão de Souza Breves, empreendedor e entusiasta da estrada de rodagem que substituiu o trem em Piraí, foi o primeiro a colocar em funcionamento uma linha de ônibus ligando Piraí a Barra do Piraí.

Com seu irmão Humberto de Souza Breves (Filhinho) e o amigo Antonio Severiano Pereira, idealizaram uma linha de ônibus entre Piraí e Barra do Piraí em substituição a linha ferroviária que havia sido arrancada para construção da estrada de rodagem.

Compraram uma "jardineira". Bancos à semelhança dos bondes do Rio de Janeiro. Tudo aberto. Lonas em volta, ora enroladas ora esticadas, faziam as vezes de janelas. Era a "perua". Ligava também Piraí a Passa-Três.


João Manuel Marques Costa. Primeiro motorista da empresa Nossa Senhora Aparecida.
o

No tempo das chuvas, máxima penitência! Mais atolava que andava. Correntes nas rodas para enfrentarem os atoleiros. Queixumes e reclamações! Todos lamentavam a falta do trem.

João Marques que havia sido criado na casa dos Breves pelo Sr. Reynato, dirigia a jardineira. Ora no volante, ora na enxada. Antes trabalhara num pequeno caminhão para a Rede Mineira de Viação carregando lenha.

Os três valentes: Reynato, Humberto e Antonio formam então uma sociedade - a Viação Nossa Senhora Aparecida. Alguns anos depois a sociedade foi desfeita e ocorreu uma divisão:

Reynato ficou com a linha de Barra do Piraí ao Rio de Janeiro;

Humberto (Filinho) ficou com a linha de Barra do Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa.

A linha Piraí-Barra do Piraí que era composta de duas jardineiras de madeira ficou com o genro de Reynato. Foi vendida em 1952 para a família de Chiquinho Soares.

Denominada de Viação Progresso pelos irmãos Soares nascia ali a verdadeira vocação daquela família, que nove anos mais tarde iria vender a padaria e dedicar todos os esforços e investimentos na Viação Progresso.

Dos oito filhos de Sr. Chiquinho, três permaneceram na sociedade Arlindo Hélio e Paulo e, hoje, suas três famílias são proprietárias da empresa que se dedica em profissionalizar a gestão sem perder os principais valores transmitidos pelo casal Chiquinho e Joanna: simplicidade de vida, trabalho duro e fé em Deus.

Em 1954, a empresa conquistava concessão do DER-RJ para operar na linha Vassouras – Barra do Piraí. E, em 1958, sua sede foi transferida para Barra do Piraí/RJ, onde permaneceu até 1975. Os pilares da Viação Progresso sao: honestidade, união, respeito, disciplina e persistência.

Com a morte de Reynato Breves em 28 de outubro de 1965 próximo ao Rio de Janeiro, num acidente de carro em Nova Iguaçú, a empresa entra num longo processo de inventário.

A Viação Barra do Piraí Ltda. passa a investir em turismo, denominando-se Viação Barra do Piraí e Turismo Ltda.

Mais tarde, a empresa é vendida para a empresa Normandy.

Os piraienses se valiam das empresas: Progresso (Linha Piraí - Barra do Piraí); Viação Barra do Piraí (Barra ao Rio de Janeiro); ou a Cidade do Aço para Volta Redonda, Barra Mansa.

Viação Nossa Senhora Aparecida Viação Barra do Piraí

Viação Progresso Viação Progresso

Viação Valenciana Viação Cidade do Aço
Em 1947 é inaugurada a Viação Valenciana, oferecendo um serviço de ônibus para Barra do Pirai, com 3 ônibus Chevrolet.

João Manuel Marques Costa

onibus novos

segundo a que eu tive informaçao a viaçao elite tem novos carros paralinha daceramica uniao em breve estara rodando na cidade carros paa cadeirante
muito bom pois a viaçao aparecida colocaou diversos carros novos na linha barra do pirai volta redonda

limpeza do pc

Classificação
Software livre,gratuito.

Nosso computador possui uma série de arquivos que são registrados diariamente para armazenar informações de sistema, cookies de navegação, registros de programas instalados/desinstalados, dados de backup, históricos de mensageiros instantâneos etc. Portanto, é provável que uma hora o PC fique lento e demore a iniciar e/ou carregar seus softmwares prediletos.
É importante ressaltar que muitos dados desnecessários são guardados em nossa máquina e isso diminui muito o desempenho dela. Haveria alguma forma de apagar esses arquivos para que o computador voltasse a sua forma original?
Mas é claro que sim, e de maneira muito mais prática e simples do que você imagina. O CCleaner é um programa totalmente gratuito que otimiza o sistema e remove os arquivos não necessários do computador, tornando o Sistema Operacional muito mais rápido, e como consequência recuperando espaço no seu disco rígido. Ele possui suporte completo ao português, e isto facilita muito o uso!
O que significa CCleaner?
O nome do programa é uma abreviação de "Crap Cleaner", ou seja, limpador de porcarias. Com ele, você efetua uma limpeza completa no seu PC, apagando arquivos desnecessários e ganhando mais privacidade ao eliminar os pacotes que armazenam suas atividades. E mais importante ainda: melhora o desempenho da sua máquina.
Como funciona?
Depois de instalado, execute-o e selecione os itens que deseja remover do computador — na opção Limpeza — e clique em Analisar. Imediatamente o software faz uma busca por todo o sistema e retorna o que pode ser apagado, com o respectivo tamanho em disco que você pode recuperar.












Feito isso, clique em Executar Limpeza para que o conteúdo seja apagado definitivamente do Windows. Lembre de efetuar esta tarefa com todos os outros programas fechados, uma vez que o CCleaner irá procurar arquivos e registros temporários (que podem estar em uso por algum dos programas em execução).





























Novidades da versão
A última versão do CCleaner está recheada de novidades. A interface foi aperfeiçoada, e os ícones dos botões foram substituídos por novos mais modernos. Mas a mudança mais importante não é aparente: o CCleaner agora é instalado como um aplicativo de 64 bits nativo em sistemas que suportam a estrutura.
Isso aperfeiçoa a velocidade de detecção dos arquivos, e fornece ao CCleaner a estrutura correta de pastas para pesquisa, melhorando ainda mais os resultados das limpezas. Entre as melhorias não aparentes está também a pesquisa nas bibliotecas HTML 5 de todos os navegadores.
Mas talvez a função mais esperada por todos é a manutenção dos cookies de forma inteligente. Isso significa que você pode limpar os cookies do seu navegador e não perderá preferências relacionadas à perfis de sites, senhas, logins e muitas outras informações importantes armazenadas desta forma.

A última grande novidade desta versão é a possibilidade de fazer uma limpeza completa no disco, eliminando os dados (sobrescrevendo os espaços onde estavam os arquivos com dados aleatórios) de uma vez por todas.
Esta ferramenta, chamada de Limpador de Dispositivo possui uma grande quantidade de opções de sequenciamento de dados e de numero de vezes que os dados são sobrescritos. Há uma forma segura (que sobrescreve apenas o espaço vazio no disco) e outra que apaga todas as informações contidas num drive. Esta ferramenta é ideal para quem quer eliminar qualquer traço de utilização de um disco, seja ele fixo ou um drive removível.
Melhorias e suporte para Internet Explorer 9 e Mozilla Firefox 4
Com o recente lançamento das novas versões de dois dos principais navegadores do mercado, (Mozilla Firefox e Internet Explorer 9) o CCleaner não ficou para trás – a última atualização do aplicativo conta com suporte para ambos.
Além disso, o novo CCleaner tem uma série de novidades interessantíssimas para quem quer manter o computador sempre em dia:
·   Suporte ao Windows 7 SP1;
·   Limpeza de Cache dos feeds do Internet Explorer;
·   Limpeza das estatísticas dos Add-ons do Internet Explorer;
·   Gerenciamento dos cookies do iTunes;
·   Limpeza para caminhos de diretórios do Opera;
·   Melhoria na limpeza de senhas do Mozilla Firefox;
·   Melhoria no sistema de bloqueio inteligente de cookies;
·   Melhoria na limpeza dos registros de softwares obsoletos;
·   Melhoria no sistema de limpeza de extensões não utilizadas;
·   Limpeza de registro do Windows Services;
·   Limpeza das regras obsoletas de Firewall;
·   Adicionado suporte e limpeza para Ares, Adobe Air, Advanced Searchbar, Miranda Instant Messenger, Ventrilo Client, Ventrilo Serverm Steam, Xfire, Pidgin, FrostWire, Skype, AOL Instant Messenger, Yahoo! Messenger, ooVoo, Camfrog Video Chat, TeamSpeak, uTorrent, Shareaza, iMesh, BearShare e DC++.  
Principais destaques
Desta lista de novidades, podemos destacar que grandes progressos foram feitos em relação aos navegadores “oficiais” e aqueles que funcionam como atributos internos de outros programas. Além disso, o suporte ao pacote SP1 do Windows 7 é uma novidade e tanto para quem já atualizou o sistema operacional.
Limpeza
CCleaner é um dos varredores mais completos do gênero e possui uma vasta gama de opções para limpar arquivos desnecessários. Confira logo abaixo:
Windows
Na aba Windows, o programa varre o disco rígido em busca de diversos tipos de arquivos desnecessários relacionados ao sistema, subdivididos pelas categorias "Internet Explorer", "Windows Explorer", "Sistema" e "Avançado". De modo geral, o programa efetua as seguintes ações:
·   Limpeza por completo dos arquivos desnecessários do Internet Explorer, eliminando também rastros e históricos de navegação.
·   Limpeza das listas de arquivos utilizados recentemente, bem como palavras usadas em pesquisas, no Executar etc.
·   Eliminação dos itens desnecessários do sistema, como arquivos da Lixeira, fragmentos do verificador de discos, arquivos temporários etc.
·   Restauração das configurações padrões do sistema, como posição de ícones e atalhos do Menu Iniciar, dimensão das janelas, entre outros. Por padrão, esses itens encontram-se desabilitadas dentro da opção Avançado. 

Programas
O CCleaner possui um algoritmo inteligente capaz de identificar a maioria dos softwares instalados em seu computador. Deste modo, o programa elimina os restos de arquivos de todas as aplicações encontradas, tornando a limpeza muito mais profunda e eficiente. Para facilitar a identificação dos itens detectados, o programa os organiza em categorias principais, tais como Internet, Multimídia, Utilitários e, é claro, os programas do Windows.
Registro
O registro do Sistema é um dos principais fatores que ditam o desempenho do computador. Por isso, é indispensável a realização de manutenções periódicas, visando sempre manter o Windows estável e rápido. Porém, por ser uma parte delicada do computador, muitos usuários temem  efetuar modificações nele, pois a simples alteração de um valor incorreto poderia até mesmo inutilizar o Windows.
É verdade que no mercado existem inúmeros softwares que prometem limpar o registro e acabam destruindo o seu sistema. No entanto, tratando-se de registro, o CCleaner é imbatível. Ele é simplesmente um dos softwares mais seguros para a remoção de entradas inválidas, sempre preservando a funcionalidade dos programas e do sistema como um todo.

Confiabilidade
Ao contrário dos utilitários concorrentes que saem removendo entradas sem apontar os motivos, este fantástico aplicativo exibe, um a um, o que as levaram a ser identificadas como inválidas, fornecendo a você a chance de selecionar apenas o que deseja realmente remover. O escaneamento costuma ser rápido e, mais uma vez, o programa lhe disponibiliza uma série de itens a serem incluídos/excluídos da varredura.
Para aumentar ainda mais a segurança, uma notificação para a realização de um backup de registro é exibida previamente à remoção das entradas encontradas. Não tenha medo de usar! Caso algum problema ocorra, é fácil recuperar tudo que foi removido.
Ferramentas
Como se já não bastassem tantos recursos, o CCleaner traz de quebra quatro ferramentas para você aprimorar ainda mais o desempenho da sua máquina. A primeira delas, Desinstalar Programas, serve como atalho para o Adicionar e Remover Programas do Windows. Nela, você elimina por completo qualquer programa instalado em seu computador. Não pense que selecionar o ícone de um aplicativo e enviá-lo para a Lixeira faz o mesmo. Deste modo, estará eliminando apenas o atalho, mas o programa em si permanecerá em seu computador, ocupando espaço.
A segunda ferramenta, Programas Iniciados com o Windows, pode ser a solução para um problema comum em milhares de computadores: a demora para iniciar este SO. Esta lista exibe todos os arquivos que são executados assim que o Sistema é iniciado. Sendo assim, quanto maior a quantidade, mais demorada será a inicialização. Verifique atentamente os softwares que não possuem necessidade de serem executados automaticamente e os remova da lista. Reinicie o computador e veja a diferença.
Só não apague as entradas importantes para o computador, como antivírus, firewall, anti-spywares etc.
A terceira é a Restauração de Sistema (que deve estar ativada no seu computador para ser exibida), que permite ao usuário excluir pontos de restauração criados automaticamente. O último ponto de restauração está desabilitado e não pode ser excluído por motivos de segurança, ou seja, você não perderá a última configuração válida de seu computador. Perfeito para quem instala muitos programas e não quer ficar guardando pontos de restauração antigos.

A ferramenta implementada na versão 3.0 é a quarta, o Limpador de Dispositivos. Como já foi dito, esta ferramenta permite eliminar todo e qualquer traço de utilização de um disco, eliminando o seu conteúdo ou simplesmente apagando o espaço não utilizado no drive. Para uma melhor eficácia da segunda opção, execute todos os métodos de limpeza disponíveis no programa e desinstale os softwares que não deseja antes de efetuar a eliminação de rastros com o Limpador de Dispositivos. Desta forma, os dados recém apagados também serão sobrescritos pela ferramenta.
Simplesmente o melhor
Quanta eficiência, não é mesmo? Pois bem, para complementar, tudo isso está reunido em uma interface arrojada, moderna e intuitiva. Qualquer usuário, independente de ser leigo ou um “expert”, pode utilizar o programa sem se deparar com obstáculos.
Está esperando o quê para deixar o seu computador nos trinques com este software gratuito e em português, que é capaz de recuperar todo o desempenho perdido na sua máquina após vários dias de utilização?

levando bofetada

Só no tapa na cara

Ag. News
Mulher Maçã aumenta os seios levando bofetada
Já ouviu falar no body-slapping? É uma técnica tailandesa que promete aumentar o tamanho dos seios sem intervenção cirúrgica. Mas, para que isso aconteça, é preciso dar pequenos tabefes na cara das clientes. Isso mesmo! Em alguns casos, as mamas também são incluídas. "Dói muito, não é brincadeira", conta a dançarina Gracy Kelly, a Mulher Maçã, que há três meses vem fazendo sessões com o esteticista Roni Oliveira, que é natural do país asiático.
Para o cirurgião plástico Sérgio Levy, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), "não há comprovação científica para essa técnica". Ele afirma ainda: "Não tem sentido algum". Segundo Levy, o rosto e os seios não possuem uma relação que pudesse ser argumento para levar em consideração a validade da técnica. No entanto, a loura garante que tem surtido efeito. "Funcionou comigo. Eles (os seios) já cresceram 3 centímetros. Vale a pena", diz Gracy Kelly.
O especialista, que coordena a Comissão Julgadora para Membro Titular da SBCP, alerta que tapas e murros podem, inclusive, causar traumas, sangramentos e edemas. De acordo com Levy, esses últimos podem confundir a pessoa. "Eles parecem maiores porque estão com edemas temporários, inchados. É igual ao que acontece com os lutadores. Depois, volta ao normal."
Segundo o cirurgião, o tecido adiposo tem tendência a se ‘desfazer' com impactos, como ocorre na drenagem linfática, o que poderia ainda levar a uma diminuição.