quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

São Paulo terá novos ônibus superarticulados

Chassis Mercedes encarroçados pela Caio usam câmbio automático Voith e têm 23 metros Coletivo leva 58 passageiros sentados e 112 em pé (fotos: Mário Curcio) No próximo mês começam a circular na Zona Sul da cidade de São Paulo 30 novos ônibus superarticulados. Adquiridos pela empresa VIP de transportes coletivos, eles medem 23 metros, transportam 58 passageiros sentados e outros 112 em pé. Como comparação, modelos articulados convencionais têm 18 metros, carregam 38 pessoas sentadas e 72 em pé. Apresentado em novembro de 2012 numa feira de transportes, o veículo utiliza chassi Mercedes-Benz O 500 UDA e é encarroçado pela Caio em Botucatu (SP).Uma nova transmissão automática foi desenvolvida pela Voith para esse chassi com a ajuda da VIP e da Mercedes (leia aqui). “Os 30 primeiros ônibus vão rodar na Zona Sul (na Estrada do M’Boi Mirim e avenidas Ibirapuera, Nove de Julho e Santo Amaro). Também aguardamos a definição do secretário dos Transportes (Jilmar Tatto) para a implantação de um corredor segregado na Zona Leste, onde outras 13 unidades serão colocadas”, afirma o diretor da VIP, Roberto Abreu. “Até o fim do ano serão 50”, diz. Na manhã de terça-feira, em entrevista a uma emissora de rádio, o secretário Jilmar Tatto falou a respeito de futuras mudanças para o transporte da Capital que podem favorecer a utilização de grandes coletivos como este. “Existem mais de mil ônibus articulados Mercedes-Benz rodando na cidade de São Paulo”, afirma o gerente de marketing para BRTs da montadora, Gustavo Nogueira. Sobre a possibilidade de a fabricante produzir chassis para biarticulados, ele diz: “Estamos sempre atentos às necessidades do mercado, mas acredito que o superarticulado terá melhor aplicabilidade.” No Brasil, a Volvo produz chassis biarticulados, maiores que os superarticulados em comprimento e capacidade total de passageiros. em volta reonda tem muitas linhsa que teria que colocar um desses articulados treinar os motorista para esses articuladospoi na linha da ceramica tem via para isto onde os carros da elite da linha ceramica andam superlotados colocaria um desses e caberia mais passageiros esta é uma excelente ideia

Nenhum comentário:

Postar um comentário