quarta-feira, 10 de agosto de 2011

90% dos ônibus de Curtiba são adaptados a portadores de necessidades especiais

90% dos ônibus de Curtiba são adaptados a portadores de necessidades especiais


    Única cidade do mundo a contar com um sistema de transporte urbano exclusivo para portadores de necessidades especiais – o Sistema Integrado de Transporte para Ensino Especial (Sites) – Curitiba também vai cumprir, com folga, a exigência legal de 100% de acessibilidade nos ônibus até 2014.

    Noventa por cento dos ônibus da frota operante da Rede Integrada de Transporte (RIT) já estão adequados à legislação, com elevadores, espaço para cadeirantes e acompanhantes e balaustres em relevo próximo aos bancos exclusivos para pessoas com deficiência.

    Estes ônibus atendem a 85% das 355 linhas da Rede o que inclui as 18 linhas de Ligeirinhos (Linhas Diretas) onde a acessibilidade já é de 100%. Ou seja, todos os 395 ônibus da frota de Ligeirinhos estão dentro das normas nacionais de acessibilidade.

    Além dos ônibus, também as estações tubo estão sendo adequadas. Atualmente, 87% das estações são acessíveis, com elevadores ou rampas. As rampas são a melhor alternativa em estações onde a altura em relação à calçada é pequena.

    Transporte Especial – Os curitibanos também contam com um serviço pioneiro no mundo. É o transporte prestado a alunos especiais por 56 ônibus que fazem 52 linhas e contam com terminal exclusivo. Todos os ônibus circulam com atendentes que auxiliam os alunos no embarque, desembarque e acomodação dentro do veículo, garantindo que todos viajem com segurança.

    Implantado em 1984, o sistema é operado em parceria pela Urbs e Secretaria Municipal da Educação e atende atualmente 2.429 alunos de 35 instituições de ensino especial. Do total de alunos atendidos, 1.128 usam ônibus a partir do Terminal do Sites, que fica na avenida Visconde de Guarapuava, 830, entre as ruas Padre Germano Mayer e Schiller.

    Outros 1.304 alunos são atendidos no próprio bairro, o mais próximo de suas casas, pelas chamadas linhas diretas. São 31 linhas que percorrem a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste. O ponto mais distante fica no Tatuquara, perto do conjunto Rio Bonito, já na divisa com Araucária.

    O serviço diferenciado prestado pelo Sites, conta Airton Correa, que há 25 anos coordena o sistema especial de transporte, tem atraído visitantes de várias cidades tanto do Brasil quanto do exterior. “As pessoas chegam aqui e ficam admiradas com o serviço por sua importância na qualidade de vida dos alunos e suas famílias”, conta. “Não tenho dúvida de que, sem o Sites, muitas destas famílias simplesmente não teriam como levar os alunos até as instituições”, completa.

Ônibus de SP terão painéis para informar velocidade ao passageiro

Ônibus de SP terão painéis para informar velocidade ao passageiro  08/08/2011      Para tentar reduzir os acidentes de trânsito envolvendo ônibus em São Paulo, a Prefeitura pretende instalar painéis nos coletivos que registram a velocidade durante o trajeto nas ruas e avenidas da cidade.      Em 2010, os ônibus foram responsáveis por 20% das mortes de pedestres na capital paulista. Quem utiliza o transporte público reclama dos excessos de alguns motoristas. “Se você está dentro do ônibus e o motorista está acelerando, a gente se sente insegura. Pode ocorrer um acidente”, disse a operadora de telemarketing Mariana Marinho Pereira.      Para coibir exageros, uma lei municipal prevê que até 2012 os coletivos rodem com o painel para que os passageiros possam acompanhar a velocidade. “Ele tem o conforto de saber que o veículo está sendo conduzido em uma maneira e em uma velocidade segura, mas ao mesmo tempo aquele equipamento acaba servindo para que possa fiscalizar e até denunciar um possível motorista que esteja conduzindo o veículo em uma velocidade inadequada”, disse Simão Saura Neto, superintendente de serviços veiculares da São Paulo Transporte (SPTrans).      Se o passageiro denunciar e o excesso de velocidade for comprovado, a empresa será multada em R$ 720. Dos 15 mil ônibus da capital, até agora 150 receberam o equipamento. “Passa mais segurança para o usuário. É uma maneira de o usuário também estar monitorando o motorista, sabendo qual é a velocidade permitida”, afirmou o consultor de vendas Márcio Atanásio.      O painel, porém, é pequeno, quase do tamanho de um celular. O passageiro que estiver no meio do ônibus, por exemplo, não consegue enxergar a velocidade. “Nesses casos, você não consegue atingir 100%. Nós realmente teríamos que estar buscando viabilizar uma posição mais adequada”, afirmou Saura Neto.      As empresas têm até dezembro do ano que vem para instalar os equipamentos. Depois, as multas serão aplicadas por ônibus que não tiver o painel

Acidente onibus pega fogo em volta redonda



Volta Redonda
Um ônibus urbano da viação Agulhas Negras, placa CZX - 4683, que fazia a linha Vila Rica, pegou fogo por volta das 14h30 de hoje (9), na Rodovia dos Metalúrgicos, nas proximidades do Hospital da Unimed. Segundo um policial que estava no local, havia poucas pessoas no veículo. Ninguém ficou ferido. A suspeita é que o fogo tenha sido provocado por uma pane elétrica.
De acordo com o Segundo Sargento Bastos, do Corpo de Bombeiros, foi preciso três viaturas de água para conter o fogo. Ele chamou a atenção ainda para a necessidade de contato imediato com o Corpo de Bombeiros em casos como este.
- Quando chegamos as chamas já tinham tomado todo o veículo. Foi preciso fazer uma cortina de água para abafar o fogo. Conseguimos controlar a situação e apagar o fogo numa média de cinco minutos. É fundamental que ao se deparar com uma situação como essa as pessoas envolvidas entrem em contato imediatamente. Recomendamos que enquanto se faz um primeiro combate com o extintor do veículo, já tenha uma outra pessoa ligando - recomendou Bastos.
O mecânico de refrigeração Maccarthy da Cruz Gonçalves estava nas proximidades após realizar um trabalho. Ele filmou as chamas e a hora que as viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram para controlar o fogo.
- Estava com colegas de trabalho em frente ao hospital. Já havíamos terminado o trabalho e conversávamos quando avistei uma fumaça e depois fogo ao longe. Então peguei o celular de um colega e comecei a filmar as chamas que estavam altas - relatou Maccarthy. 
As chamas atingiram os cabos de rede elétrica, de telefonia e de fibra óptica de internet deixando as proximidades do local sem sinal.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

vca vendas de onibus

A viação cidade do aço
coloca a vendas alguns onibus veja
clique aqui


WI-FI VCA

WI-FI VCA – Internet Sobre Rodas

O ônibus Executivo RJ 174.108, como projeto piloto, está equipado com dispositivo
sem fio (WI-FI) que permitirá a você, cliente, uma rápida conexão do seu laptop
a uma rede de Internet.

Agora, além do conforto deste ônibus Executivo, você também poderá curtir a sua
viagem navegando pela Internet.

Para fazer a sua conexão e aproveitar a rede sem fio WI-FI VCA,
é necessário um computador portátil dotado de conexão de rede sem fio, nos padrões
802.11g ou 802.11b.
Quando o seu computador detectar a rede sem fio (WI-FI VCA), chamada VCABUS, será
solicitada uma senha. Basta digitar 12345678 e pronto. Você já pode curtir a sua
viagem e navegar pela Internet.
Importante: Lembramos que a conexão de Internet sem fio Wi-Fi VCA está presente
somente *neste veículo (Executivo RJ 174.108) e que, devido a problemas de sinal
(sombras) da operadora de Internet 3G em alguns pontos da rodovia, a conexão poderá
ficar lenta ou apresentar quedas.

mauricio de souza

Artistas recriam personagens da Turma da Mônica em novo livro

'MSP Novos 50' será lançado na 15ª Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.
É o terceiro volume de projeto que começou em 2009; veja ilustrações.

Capa de 'MSP Novos 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Novos Artistas' (Foto: Divulgação)Capa de 'MSP Novos 50 – Mauricio de Sousa Por 50
Novos Artistas' (Foto: Divulgação)
A Editora Panini revelou nesta sexta-feira (5) as primeiras imagens o terceiro volume do projeto "MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas", livro que traz 50 artistas criando releituras para personagens da Turma da Mônica. O novo álbum, que será lançado na 15ª Bienal Internacional do Livro, no Rio, fecha a trilogia começada em 2009 para celebrar os 50 anos de carreira de Mauricio, e que já contou com trabalho de ilustradores Laerte, Angeli, Ziraldo Rafael Grampá, Gabriel Bá e Fábio Moon.
"MSP Novos 50" traz os seguintes artistas: Adão Iturrusgarai, Aluir Amancio, Alves, Amorim, Ana Koehler, Bernardo Aurélio, Carlos Ruas, Celso Menezes, Daniel Bueno, Daniel Hdr, Danilo Brandão, Davi Calil, Ed Benes, Eduardo Francisco, Estevão Ribeiro, Felipe Massafera, Galvão, George Schall, Hector Lima, Jaum, João Montanaro, Klévisson Viana, Lederly Mendonça, Leo Finocchi, Luciano Irrthum, Luis Ernesto de Morais, Luke Ross, Lupe, Marcelo Cassaro, Marcio Coelho, Maurenilson, Mike Deodato Jr., Orlando, Pablo Carranza, Paulo Visgueiro, Pryscila Vieira, Rael Lyra, Rezende, Roberta Pares, Rogério Coelho, Ronaldo Barata, Sam Hart, Samanta Flôor, Samuel Fonseca, Shiko, Tiago Elcerdo, Volney Nazareno, W. Lene Chaves, Watson Portela e Will Leite.
A Bienal do Livro acontece de 1 a 11 de setembro. Veja algumas imagens do livro "MSP Novos 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Novos Artistas" abaixo:

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

vr em ordem

como é facil em volta redonda se ver ponto de onibus com arvore carros parados no pontos de onibus
na rua 4 mesmo é dificil voce parar o onibus e não esbarrar nas arvores vamos ver essa situação ae turma do vr em ordem ospsss desordem o mais certo.

transportes urbano no brasil

A política brasileira anda aos tropeços. Mas o trânsito, nas grandes cidades, parou. De Fernando Henrique a Lula , muitas promessas, mas o que se vê são carros em excesso, linhas de ônibus irregulares, transporte clandestino, frota mal conservada,  trens insuficientes,  sistemas de metrô precários, falta de sinalização, motoristas e pedestres mal educados.

A fatura para o cidadão engloba perda de tempo e de dinheiro. Em horários de pico, um deslocamento de cerca de 20 km até o centro do Rio dura, no mínimo, uma hora e meia. Em dias de chuva ou quando qualquer retenção impede o fluxo normal de veículos, pode levar de três a cinco horas.  Além de mal atendido, o brasileiro médio  ainda compromete diretamente 20,49% do seu orçamento com transporte, contra 14,06 % na Argentina e 13,31% no  Chile.

Até 1995, o Brasil possuía, segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), uma população de 152 milhões de pessoas, das quais 120 milhões (79%) moravam em áreas urbanas. Em 2010, estima-se que esta proporção alcance 90%. Nas cidades, o percurso a pé e o uso do ônibus são as formas predominantes de deslocamento. Diariamente, cerca de 90 mil ônibus transportam 50 milhões de passageiros no país.

Entretanto, existem apenas 12 sistemas de metrô/ferrovias que transportam somente 5 milhões de passageiros ao dia. No Sul e no Sudeste, regiões que possuem renda per capita mais elevada, o automóvel particular atende grande parte das viagens motorizadas (na Região Metropolitana de São Paulo, o percentual chega a 50%).

A falta de investimentos em transportes de massa e o aumento do número de veículos em circulação agravaram continuamente as condições de trânsito nas cidades. Somente de 1950 para 1995, o número de veículos no País saltou de 430 mil para 25 milhões.

O descontrole sobre o trânsito, a idade da frota e o péssimo estado do sistema viário estimularam situações crônicas de congestionamentos, com elevação dos tempos de viagem e redução da produtividade.

De olho nestes números, os especialistas em planejamento de transporte público vêem a uma retomada da economia com mais preocupação do que alívio. Há cerca de 1 milhão de desempregados na cidade de São Paulo. Do ponto de vista da engenharia de tráfego, a hipótese de uma rápida recuperação deste mercado de trabalho, significaria o caos.

Em agosto, a ANTP estará realizando o 15º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Que as discussões tragam sugestões efetivas para melhoria da qualidade de vida nas grandes cidades.